Cerveja não é tudo igual!

Cervejas Comuns x Cervejas Especiais

Não é segredo para ninguém que, nos últimos anos, aqui no Brasil, uma antiga e conhecida cervejinha do dia passou um ser substituído por uma enorme variedade de cervejas com diferentes núcleos, sabores e aromas. Aceite isso, muitos consumidores estão curiosos, enquanto outros seguem apreciando e descobrindo novas experiências com cervejas exclusivas e diferenciadas.

DIVERSOS AROMAS E SABORES

De uma forma macro, podemos classificar essa infinidade de cervejas em Cervejas Especiais e Cervejas Mainstream ou, simplesmente, Comuns. O termo  Mainstream, significa "corrente principal" e design ou pensamento ou gosto da maioria da população. O termo inclui tudo o que diz respeito à cultura popular e é disseminado principalmente pelos meios de comunicação em massa. As cervejas Mainstream  são produzidas em larga escala e estão na maioria dos bares, distribuidores e supermercados. 

Como as receitas de Cervejas Mainstream usam algo no torno de 60% do malte cevada, qual é o principal ingrediente dessa bebida. Os outros 40% são compostos por vários outros tipos de cereais, como arroz e milho, um dos motivos pelos quais eles recebem o consumidor final com um preço mais baixo do que as Cervejas Especiais. Consequentemente, como o Mainstream não possui diversos aromas e sabores, e são servidos "estupidamente gelados" para oferecer apenas uma sensação de refrescância.

 

CERVEJAS ESPECIAIS TÊM TRADIÇÃO 

Quem acha que diferença entre Cervejas Especiais e Mainstream  está apenas sem valor, se enganar. Essas bebidas possuem características bem distintas que não respeitam a produção, aromas, sabores e outros aspectos. As Cervejas Especiais têm história e tradição. Suas receitas são elaboradas, optando por matérias primas nobres e especiais, seguindo escolas e estilos internacionalmente reconhecidos. As Especiais são produzidas com muito cuidado e uma dose extra de paixão pela arte de fazer cerveja, contemplando apreciadores de aromas e sabores diferenciados.

LIBERDADE E CRIATIVIDADE

Na produção de Cervejas Especiais, a liberdade e a criatividade do mestre cervejeiro podem ser exploradas com a adição de mais condimentos exóticos e especiarias para aumentar a complexidade dos aromas e sabores de um produto determinado. A bebida leva em consideração na sua criação e fabricação, uma preferência do consumidor por determinados cheiros e gostos. Por isso, essa produção deixa de ser, na maioria das vezes, massificada, sendo encontrada de forma mais local ou regional. Como o gosto é algo bastante peculiar, imaginar o espaço que abre para novos sabores, com diferentes núcleos e aromas? Cerveja Especial é isso!

Com tudo isso, entendemos que nunca poderemos demonstrar qual é mais saborosa. Cada Cerveja Especial traz uma nova experiência para apreciadores com expectativas diferentes. Pessoas que estão evoluindo sua análise palatável, olfativa, visual e muitas vezes prejudicial, trazendo assim, um universo novo a ser explorado. As Cervejas Especiais do Brasil estão cada vez mais em evidência, e diretamente associadas às experiências gastronômicas mais ricas e complexas. 

Bora experimentar? Saúde e até o nosso próximo gole!

Deixar seu comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado