Cervejas e seus usos em receitas culinárias

Usar bebidas para cozinhar não é nada novo, e a cerveja, hoje em dia, é usado por chefs de bares e cervejarias que desenvolvem novas receitas e receitas inusitadas usando uma bebida nos menus gastronômicos. A cerveja traz novos sabores e possibilidades e são usados ​​até em bolos, doces e caldas como caramelo. 

A cerveja já é usada na preparação de alimentos há um tempo e muitas receitas tradicionais com uma bebida: molhos de queijo com cerveja; chili com cerveja; feijão com cerveja; pão de cerveja; molho de cerveja; qualquer coisa com massa de cerveja; e bratwurst cozida com cebola na cerveja, um dos grandes favoritos. 

Agora, a culinária clássica também vem incluindo pratos belos feitos à base de cerveja, como o famoso ensopado de carne (carbonnade flamande). Com uma imaginação, é possível criar várias combinações. E, não se preocupe com crianças ou pessoas que não podem ingerir álcool, pois ele possui um ponto de ebulição mais baixo do que a água e evapora rapidamente a presença de calor.

Quer saber como você pode ou não substituir uma cerveja em alguma receita? Confira abaixo. 

 

  • Pale Lager para afinar uma massa; você também pode usar um Pale Lager como metade do líquido em qualquer receita de pão e um quinto no quarto de líquido em uma receita de sopa.
  • Uma cerveja ou cerveja mais clara (e um pouco de água) para cozinhar mexilhões sem vapor.
  • Uma Pale Lager misturada com água (e especiarias) para cozinhar camarões sem vapor.

  • Lagers leves ou de corpo médio para marinadas mais leves.
  • Lagers encorpadas ou ales para marinadas mais intensas (como as inspiradas pela culinária chinesa).

 

 

Escolha a cerveja certa para a receita

 

Dentre os diversos estilos possíveis de cerveja, é preciso saber qual escolher para a sua receita. Na hora da escolha, se atente para os fatores abaixo:

Cor: as cervejas que possuem alta porcentagem de grãos escuros como a Stout e Porter, geralmente fazem transposição a cor do prato, não sendo uma boa escolha por exemplo para ovos mexidos. 

Nível de pontuação versus nível de amarração: o malte ou o sabor mais predominante da cerveja em uma receita, mas o amargor pode roubar uma cena porque ele aumenta com a redução, ou seja, a alteração é prejudicial. O ideal é adicionar uma cerveja mais tarde em uma receita ou escolher uma cerveja mais maltada. Cervejas mais pesadas e doces devem ser reservadas para sobremesas e glacês.

Deixar seu comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado